<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.01 Transitional//EN">
<html>
<head>
  <meta http-equiv="Content-Type"
 content="text/html; charset=Windows-1252">
  <style title="owaParaStyle"><!--P {
        MARGIN-TOP: 0px; MARGIN-BOTTOM: 0px
}
--></style>
</head>
<body ocsi="x" bgcolor="#ffffff" text="#000000">
<p align="left"><font color="#000000"
 face="Arial, Helvetica, sans-serif"><strong><a name="1"></a><font
 size="4">FÓRUNS PERMANENTES</font></strong></font></p>
<p align="left"><font color="#000000"
 face="Arial, Helvetica, sans-serif" size="4"><strong>DESAFIOS DO
MAGISTÉRIO</strong></font></p>
<p align="left"><strong><font face="arial" size="4">Biblioteca e
Leitura: a questão da mediação</font></strong></p>
<p align="left"><font size="4"><strong></strong><strong class="style24"></strong></font> </p>
<p align="left"><strong class="style24"><font color="#ff0000">INFORMAÇÕES
GERAIS</font></strong></p>
<p align="justify"><strong>Local</strong>: Centro de Convenções da
UNICAMP<br>
<strong>Data</strong>: 15 de abril de 2010<br>
<strong>Horário</strong>: Das 9h às 17h<br>
<strong>Informações Adicionais:<br>
</strong>Luciana Rodrigues<br>
<a href="mailto:luluba@unicamp.br%20"><strong><font color="#db84bf">luluba@unicamp.br
</font></strong></a></p>
<p align="justify"><span class="style10"></span><span class="style10"><strong><a
 name="2"></a><span class="style24"></span></strong></span> </p>
<p align="justify"><span class="style10"><strong><span class="style24"><font
 color="#ff0000">SOBRE O EVENTO
<br>
</font></span></strong></span>        Temos acompanhado, ao longo dos
últimos anos, o esforço dos setores de governo no desenvolvimento de
bibliotecas escolares, sobretudo através da distribuição de acervos
selecionados. O Programa Nacional de Bibliotecas Escolares (PNBE) é
hoje uma ação consolidada, movimentando o setor editorial e agregando a
essa questão o trabalho dos avaliadores das obras. A despeito dessas
ações, temos acompanhado também a dificuldade das instituições
escolares em conseguir acolher e disponibilizar adequadamente esse
material, tornando possível o acesso aos livros em espaços e ambientes
próprios e equipados, com responsáveis integrados ao mundo da leitura,
do livro, da informação, como também ao currículo e ao público escolar,
de modo a tornar a leitura uma prática interessante e rotineira na
escola. <br>
        Mais recentemente, a esse programa de organização, seleção e
distribuição de acervos, soma-se o desafio da formação daqueles que vão
atuar entre os livros e os leitores. Os chamados ‘mediadores’.
<br>
        Bibliotecários... professores... educadores... licenciandos...
agentes e promotores de leitura... enfim, diferentes figuras que
precisam, não só aprender as formas de atuação na relação com os
objetos dados a ler e os leitores, mas a compreender o valor e
significado desse trabalho para a formação desses leitores e o
desenvolvimento da leitura.
<br>
        Nesse sentido, temos acompanhado a criação e proposição de
vários programas e projetos especiais – locais, regionais, estaduais e
federais - de formação dos mediadores em leitura: cursos – presenciais
e à distância; oficinas, congressos – versando sobre temas como:
linguagem e cultura, leitura de linguagens verbais e não verbais
(cinema, teatro, música, dança, fotografia, arquitetura, hipermídia,
cibercultura), textos literários e modos de trabalho com distintos
públicos.
<br>
        O Grupo de Pesquisa ‘Alfabetização, Leitura e Escrita’ vê essa
ação como uma das mais importantes e busca contribuir para esse debate.
</p>
<p align="justify"><a name="3"></a><span class="style17"><strong></strong></span> </p>
<p align="justify"><span class="style17"><strong><font color="#ff0000">PROGRAMA</font></strong></span></p>
<p class="style24">MANHà</p>
<p><strong>9h – Abertura </strong><br>
- Edgar Salvadori de Decca - Coordenador Geral da Unicamp - - - Márcia
Strazzacappa Hernández – Diretora Associada da Faculdade de Educação da
Unicamp
<br>
- Cecília de Godoy Camargo Pavani - Departamento de Educação da RAC <br>
- Norma Sandra de Almeida Ferreira – Presidente da ALB </p>
<p><strong>9h30 às 10:15 – </strong>Livro e Leitura no Brasil:
Desafios e conquistas na formação de mediadores
<br>
- Prof. Dr. Fabiano dos Santos Piúba - Universidade Federal do Ceará e
Diretor do Livro, Leitura e Literatura da Secretaria de Articulação
Institucional do Ministério da Cultura – Ministério da Cultura
</p>
<p>- Moderadora: Profa Dra. Norma Sandra de Almeida Ferreira
(FE/Unicamp) </p>
<p><strong>10h15às 10:30h – Pausa para o Café </strong></p>
<p><strong>10:30 às 11:15 - </strong>Professor, aluno, sala de aula e
biblioteca escolar: uma rede em construção.
<br>
- Prof. Dr. Dagoberto Buim Arena (Unesp/Marília) </p>
<p>- Moderadora: Prof. Dra. Ana Lúcia Guedes ( FE/Unicamp) </p>
<p><strong>12h – Pausa para Almoço </strong></p>
<p><span class="style24"><strong></strong></span> </p>
<p><span class="style24"><strong><font color="#ff0000">TARDE</font></strong></span><strong> </strong></p>
<p><strong>14 às 15:30 h – </strong>A Biblioteca e a Leitura: a
questão da mediação
<br>
<strong>1. </strong>A mediação da família e da escola no processo de
constituição do leitor.
<br>
     - Prof. Dr. Sérgio Antonio da Silva Leite (FE/Unicamp) <br>
<strong>2. </strong>Envolver para Desenvolver: por uma política de
dinamização da leitura a partir das bibliotecas escolares
<br>
     - Prof. Carlos Eduardo de Oliveira Klébis - Supervisor de Ensino –
Valinhos/SP e ALLE/Unicamp
<br>
<strong>3. </strong>Leitura: reflexões sobre a constituição do
professor mediador
<br>
     - Profa. Dra. Marinalva Vieira Barbosa - UFTM/MG </p>
<p>- Moderadora: Profa. Dra.Ana Luíza B. Smolka (FE/Unicamp)</p>
<p><strong>15h30 às 16h – Pausa para o Café </strong></p>
<p><strong>16h às 17h – </strong>Debate </p>
<p align="justify"><span class="style10"><br>
<strong><a name="4"></a><span class="style24"><font color="#ff0000">ORGANIZADORES:</font></span></strong></span></p>
<p><strong>- FE - Faculdade de Educação</strong> </p>
<p><strong>- Alfabetização, Leitura e Escrita (ALLE) - </strong>espaço
para a aglutinação de pesquisadores, professores e estudantes de
graduação e pós-graduação, interessados na pesquisa e reflexão sobre
questões relacionadas à leitura e escrita na sociedade brasileira.
Desenvolve trabalhos em duas grandes linhas de pesquisa: Sociedade,
Cultura e Educação/ Ensino, Avaliação e Formação de Professores.
<strong><a class="moz-txt-link-freetext" href="http://www.fe.unicamp.br/alle/">http://www.fe.unicamp.br/alle/</a> </strong></p>
<p><strong>- Pensamento e Linguagem (GPPL) </strong>- cujo trabalho
fundamenta-se, desde seu início, nos pressupostos teóricos da
perspectiva histórico-cultural em psicologia, mantendo sempre uma
intensa interlocução com autores de outras áreas e filiações teóricas.
Dentre os principais temas tratados pelo Grupo, mais recentemente,
destacam-se: questões relacionadas ao desenvolvimento humano e às
diferentes formas e possibilidades de conhecimento; as relações de
ensino em contextos de educação formal e não formal; processos de
significação,processos discursivos; argumentação, surdez; emoção,
memória, imaginação.
<strong><a class="moz-txt-link-freetext" href="http://www.fe.unicamp.br/gppl/">http://www.fe.unicamp.br/gppl/</a> </strong></p>
<p><strong>- Trabalho Docente na Formação Inicial (AULA) - </strong>tem
como foco de estudo a formação inicial dos professores vivida no âmbito
da universidade. Tomamos a formação inicial como um processo deliberado
de inserção e continuidade em uma comunidade cultural. Tal processo,
constitutivo dos educadores em formação, é direcionado pelos
professores formadores e marcado pelas práticas e discursos em
circulação no movimento sócio-histórico mais amplo. No âmbito dessa
formação inicial, focalizamos: a) as relações que são construídas entre
as/os professoras/es iniciantes e as prá ticas educativas produzidas
nas escolas; b) a materialidade dos processos de elaboração dessas
relações e sua significação para o educador em formação.
<br>
<strong><a class="moz-txt-link-freetext" href="http://www.fe.unicamp.br/aula">http://www.fe.unicamp.br/aula</a> </strong></p>
<p><strong>- ALB – ASSOCIAÇÃO DE LEITURA DO BRASIL A ALB – </strong>uma
sociedade científica sem fins lucrativos; legalmente instituída desde
novembro de 1981, em Campinas, com o objetivo básico de lutar pela
democratização da leitura no contexto brasileiro. A ALB congrega todas
as pessoas que estão interessadas no estudo e discussão de questões
relativas à leitura - pesquisadores, professores de todos os níveis,
estudantes universitários, bibliotecários, jornalistas, editores,
livreiros, historiadores etc. Sua intervenção se faz mediante:
realização de Congressos, dentre os quais se destaca o COLE (Congresso
de Leitura do Brasil), realizado bianualmente na UNICAMP, e o Seminário
Nacional “O Professor e a Leitura do Jornal”; estímulo à organização e
implantação de grupos regionais de estudos e pesquisas, apoiando seus
trabalhos e facilitando a troca de experiências; dinamização da Roda de
Pesquisadores da ALB; publicação de livros, revistas, cadernos e
boletins, nos quais não apenas se expressam os pontos de vista da ALB,
mas os dos estudiosos da questão.<br>
<strong><a class="moz-txt-link-freetext" href="http://www.alb.com.br">http://www.alb.com.br</a> </strong></p>
<p><strong>- RAC – REDE ANHANGÜERA DE COMUNICAÇÃO - </strong>constituída
por um complexo multimídia que envolve os jornais Correio Popular e
Diário do Povo, Notícias Já, a Revista Metrópole, Gazeta do Cambuí,
Gazeta de Piracicaba, Gazeta de Ribeirão, o portal Cosmo /on line/ e a
Agência Anhangüera de Notícias, além da empresa Grafcorp. Atende a um
mercado de mais de cinco milhões de consumidores que tem Campinas como
cidade principal. Desde 1992, através de seu Departamento de Educação,
desenvolve o programa Correio Escola, pioneiro no Estado de São Paulo,
promovendo o prazer da leitura em salas de aula mediante o uso de
jornais.<br>
<strong><a class="moz-txt-link-freetext" href="http://www.rac.com.br">http://www.rac.com.br</a><br>
<a href="http://www.cosmo.com.br/">http://www.cosmo.com.br/</a></strong></p>
<div dir="ltr"> </div>
<div dir="ltr"><font face="times new roman"><strong>INSCREVA-SE EM: <a
 href="http://www.cori.unicamp.br/foruns/magis/foruns_magis.php">
http://www.cori.unicamp.br/foruns/magis/foruns_magis.php</a></strong></font></div>
</body>
</html>